Projeto Político Pedagógico
"Lendo o Mundo"
"Era uma vez um menino que adorava ouvir histórias antes de dormir. a cada noite, um criado enchia sua imaginação de fadas,. bruxas, dragões. O pequeno dormia feliz, exausto por vivenciar tantas aventuras, nas quais, com certeza, era sempre o herói, o vencedor. o menino era egoísta e, por mais que os amigos pedissem, não lhes recontava as histórfias ouvidas. O tempo passou, o criado envelheceu, o menino cresceu e não quis mais saber de histórias ouvidas. Eram outros os seus interesses, então ..." Conto: A sacola de couro, recontado por Zette Bonaventure, no livro: O que Conta o Conto?
O Projeto reconhece que o caminho eficiente para formar o leitor, é aquele que o leva ao imaginário. O imaginário é parte inseparável da existência humana, em todas as épocas e em todos os lugares, presente em todas as suas atividades.
Ler é produzir sentido, significados. É a possibilidade de descobrir o mundo, de ler o mundo com diferentes olhares ... Ler é procurar respostas para indagações. Trabalhar com a leitura é desenvolver ações que resultem na formação de leitores críticos, independentes e autônomos.
Segundo Paulo Freire “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, ou seja, antes de ler a palavra, vivenciamos e explicamos o mundo através dos sentidos, assim, antes de ler a palavra, o aluno já vivenciou diversas leituras do mundo."
Segundo Paulo Freire “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, ou seja, antes de ler a palavra, vivenciamos e explicamos o mundo através dos sentidos, assim, antes de ler a palavra, o aluno já vivenciou diversas leituras do mundo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário