Perfil

A Escola Municipal Professor Visitação está situada na Rua Ferreira de Andrade nº 209 Fundos,  bairro do Cachambi, Rio de Janeiro,  atendendo a clientela das comunidades vizinhas. O nome da escola é uma homenagem a José Alves da Visitação, nascido no dia 3 de junho de 1851, no Rio de Janeiro, e falecido no dia 29 de janeiro de 1919, na mesma cidade.
Professor José Alves da Visitação

Historiando...
O menino Zezinho, como era chamado, tinha predileção pela brincadeira especial de ensinar e quando adolescente frequentou a escola do Professor Manoel Pereira Frazão, onde prestou exame final e diplomou-se Professor, cargo para o qual não pôde ser logo nomeado, por ainda não ter idade legal. Regeu, porém, interinamente, as escolas do Zumbi, na Ilha do Governador e em Jacarepaguá.
Satisfeito e realizado, o ilustre professor cedeu sua residência à Escola, que em sua homenagem,  em 1913, passou a denominar-se Escola Professor Visitação, passando em 1926 a ter endereço definitivo na rua Ferreira de Andrade, 209, Cachambi. Ela era na frente, depois passou a ser nos fundos e "foi entregue ao povo pelo Governo do Estado da Guanabara em 4 de junho de 1964."



No ano de 1991, a escola passou por uma reforma e foi, então, reinaugurada em abril do mesmo ano.

Atualmente ... 
Hoje a escola atende cerca de 377 alunos, matriculados em 12 turmas da Creche ao 3º ano do Ensino Fundamental.


7 comentários:

  1. Olá, equipe da Professor Visitação!

    Adorei ver este blog da escola onde estudei há mais de 35 anos.
    Tenho algumas boas recordações. Minha professora era a "tia" Leda, certamente ela está aposentada agora.

    Gostaria de ajudar a escola. Com quem poderia falar?

    Obrigado,

    Marcio Juniot Barboza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcio Juniot!
      Sou Sheila Rebello, Coordenadora Pedagógica da escola e como você, também estudei na Escola Professor Visitação. Desde 1995 trabalho na escola e com a construção do blog estou postando o cotidiano da escola. Toda equipe ficou feliz com sua visita ao nosso blog.
      Volte sempre.

      Excluir
  2. Mário Juniot!
    Vc é uma prova de que o ensino público também ajuda a formar grandes talentos!!!
    Parabéns por todo o seu trabalho!!! =)

    ResponderExcluir
  3. Me chamo Carlos Augusto Eugênio do Carmo conclui o curso primário no nível 6 no ano de 1971 neste colégio, minha professora se chamava Jane, gostaria de saber se temos noticia dela que possa se informado para mim, tenho muitas saudades. Meu email: caugustocarmo@bol.com.br. Me diverti muito neste bairro Ruas Rocha Pita, Baldraco, Herminia, Cachambi, Miguel Cervantes e outras. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal, gostei de saber e fiquei feliz que a escola continua educando crianças para um futuro promissor, fui aluna há uns 25 anos atrás, hj tenho 37 e acabei de fazer a inscrição a minha filha para fazer parte desta equipe, pois acredito na gestão acadêmica. Obrigada. Dani Damasio

    ResponderExcluir
  5. Sou historiadora da Educação da cidade do Rio de Janeiro e ainda não tinha ouvido falar dessa escola. Frazão foi um respeitadíssimo professor que inclusive foi agraciado pelaPrefeitura da cidade, através da Instrução Pública, com viagens pedagógicas para ampliar conhecimentos, que partilhou, enriquecendo a Educação através de práticas europeias. De suas viagens trouxe mapas, instrumentos didáticos, livros e outros materiais que foram difundidos. Gostei de ver que, elaboraram uma pequena biografia do prof. Visitação. Parabéns! As fotos da antiga escola e do prof. patrono enriqueceram o texto. Preservar a memória de uma instituição educativa é preservar a cultura escolar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Belíssima recordação. Estudei na década de 70, minha professora era Emiliana e a Regina (Matemática). Ainda lembro da professora Edelvais, cuja filha morreu precocemente (estudava nessa escola). Saudades ! HUMBERTO SEREJO CARDOSO

    ResponderExcluir